Imagem capa - A essência da minha fotografia  por Fotografia Paulo Araujo

A essência da minha fotografia

A fotografia baseada em fatos reais.


Amo fotografar pessoas, seja em um casamento ou fotografia de família, já se passaram mais da metade da minha vida fazendo o que gosto, somando 22 anos que me dedico a entregar o melhor de mim.

Penso que ao fotografar um momento, tenho a missão de entregar o que realmente foi aquele dia.

Já parou para pensar que a responsabilidade dessa recordação está em minhas mãos? Que se tiverem 10 fotógrafos em um casamento, cada um pode contar uma história diferente da do outro?  

O casamento é o mesmo, mas a interpretação da história pode ser contada totalmente diferente.

O fotógrafo tem o poder de passar uma mentira através de uma imagem, ou pode mostrar a mais pura realidade de como foi aquele momento.

Exemplo: os noivos, ao verem essa imagem do momento da valsa, certamente se lembrarão do motivo que os fizeram sorrir.



Imagine agora se nesse momento eu chamasse a atenção deles pedindo que olhassem para mim e sorrissem. Obviamente ao verem a imagem teriam em suas lembranças que eu os chamei a atenção para aquele clique.

Nota-se, no exemplo, o poder que tenho de mudar totalmente um momento verdadeiro, cheio de emoções e lembranças para uma foto fria, deixando na memória dos noivos que o fotógrafo os chamou, pediu um sorriso e fez a imagem.


---------------- \O/ -----------------


Nessa foto abaixo, o casal contratou-me para fazer as fotos de gestante. Sugeri fotografar a rotina deles, momentos sem fotos posadas.

Demos início às 9h, enquanto preparavam o café matinal, transitando pra lá e pra cá, houve um momento em que o Anderson passando pela Fátima, com um gesto de carinho, coloca a mão em sua barriga.



A foto capturada mostra um momento verdadeiro, repleto de emoção. Diferente se eu tivesse pedido para ele colocar a mão na barriga. Teria uma foto bonita, mas sem o mesmo sentimento



--------------- \O/ ---------------


AÇÃO & REAÇÃO

Momento genuíno entre pai e filho. O pai ensina a brincadeira "toimmm" ao filho (bater testa com testa). Consegui registrar o momento da ação em que eles batem a cabeça.


Logo em seguida, clico capturando a reação em que eles colocam a mão na testa.




Assim sou eu, fotógrafo apaixonado por histórias verdadeiras. 

Amo assistir a filmes de variados gêneros, mas o que me fascina são os filmes baseados em histórias reais.

Por Paulo Araujo